sexta-feira, 18 de setembro de 2015

A tal da polêmica sandália "papete"

Como tudo na vida "vai e volta", a mesma coisa acontece no mundo da moda. Hoje em dia muitas tendências, peças e marcas estão trazendo de volta para o mundo contemporâneo, informações (coisas) que já haviam sido utilizadas a tempos atrás. Ou seja, ocorre que uma espécie de resgate, só que adaptada ao uso atual, entendem?! Ou até acabam seguindo o aspecto original do próprio produto que foi usado antigamente. Um exemplo disso, são as "papetes", que obtiveram o seu grande sucesso entre o público, seja ele adolescente ou idoso, durante os anos de 1990 e 2000.
As papetes em si, possuem tiras no "peito do pé" (que é aquela parte superior de nossos pés) e um solado extremamente confortável, e geralmente são de couro, mas com o avanço da tecnologia produtiva, podemos vê-las também em diversos materiais.

Fonte: LookBook.nu

Atualmente, essas sandálias vieram com tudo, desde o final do ano de 2014, marcas como: Birkenstock (pioneira no segmento desde a década de 60), Adidas, Nike, Camper, Teva e entre outras marcas conhecidas mundialmente vieram produzindo e alcançando um espaço agradável no mundo da moda para as sandálias, já que elas são sempre questionadas e muitas das vezes é vista com um olhar negativo por muitos fashionistas. Eu particularmente achava feia e dizia que era "sandália de velho", agora estou me adaptando ao uso e já sou um apaixonado pelo calçado.


Fonte: LookBook.nu

Uma boa é que neste ano e ano passado, a papete foi uma das apostas pro verão e muitas marcas passaram a infiltrá-las em seus desfiles como item desejo da estação, já que elas possuem um visual fresh e adequado para os dias quentes. Marcas gringas como: Salvatore Ferragamo, Joseph e entre outras fizeram dessa sandália um grande sucesso, com seus materiais finos e geralmente de couro, elas alcançaram uma nova roupagem. Saca só o poder das peças:

Fonte: VOGUE (Desfile Salvatore Ferragamo Spring/Summer 2015)

Fonte: VOGUE (Desfile Salvatore Ferragamo Spring/Summer 2016)

Fonte: VOGUE (Desfile Jasoph Spring/Summer 2015)

Muitos acham que ela é destinada ao público feminino, mas fiquem sabendo que ela foi originada para ser usada pelos homens e logo após foi incorporada ao uso feminino. Então se você que é homem e for vítima de chacota entre as pessoas, afirmando que tal calçado é de "mulherzinha", não ligue, pois a peça foi destinada para você e se você se sentir bem, dane-se a sociedade.

Fonte: Google Imagens

Fonte: LookBook.nu

Fonte: LookBook.nu

Aqui no meu estado (pra quem é paraense), deve saber o estereótipo que foi criado para quem usa estes tipo de sandálias, principalmente as da marca Adidas ou Nike. Geralmente quem as usa, são pessoas consideradas "ladras/malandros/meliantes". Olha, particularmente eu não me atento a isto, se eu quero usar, não estou nem aí pro que vão falar. Tanto é que houve um dia que eu usei uma da Adidas do meu irmão, porque eu só tenho a de couro com duas tiras (ela já não é tão "falada", vamos dizer assim) e tipo, a galera ficou me olhando de uma forma tão negativa, que eu fiquei assustado, sério mesmo. Então gente, vamos parar de estereotipar tais peças, pois a moda é um mundo universal em que todos nós devemos saber ver de uma forma abrangente e geral, não se limitando e indo em direção às normas que a sociedade impõe, junta de uma parcela que usa da exclusão para delimitar qual coisa é correta e que você deva usar sem ser " zombado" se você fosse usar tal outra coisa.

Fonte: LookBook.nu

Fonte: LookBook.nu

Fonte: LookBook.nu

Fonte: LookBook.nu

Fonte: LookBook.nu

Fonte: LookBook.nu

Enfim, a papete por ser uma peça simples, ela acaba se tornando fácil e prática de se complementar a um look. Uma ótima opção na hora de se produzir, é você optar por: shorts de linho, calças skinny ou em alfaiataria, calças destroyed, regatas, camisas e entre outras. O importante é saber ornar as peças entre si e o look ficar agradável, geralmente as papetes combinam com looks mais milimalistas, ou seja, não se produza exageradamente, a ideia do "menos é mais" é o que realmente importa.

Podemos perceber que as papetes podem ser usadas com looks, desde os mais formais, se for usar com camisa social e uma calça alfaiataria, até ao mais casual possível, como no exemplo de look que eu fiz: Pega uma jogger pants (a calça no qual eu falei num post anterior, aqui o link) ou até mesmo uma calça destroyed e use com um regatão ou tshirt basicão e bota a papete pro uso, daí você usa um boné ou um fedora e se quiser, joga um colar que possa dar um up à camisa básica e parte pra rua. Não é legal?!

Então é isso galera, este foi o post falando sobre a tal da polêmica papete. Espero que tenham gostado e até mais galera, abraço. 

Um comentário:

  1. Excelente matéria e excelentes dicas! Parabéns!
    Gostaria de saber quais as marcas das sandálias nas imagens 10, 12 e 13. Principalmente a da imagem 10. Tenho procurado por ela e não encontro de jeito algum! Obrigado e parabéns mais uma vez!

    ResponderExcluir